Cantinho Sistêmico

Este espaço é destinado a orientações e reflexões baseadas nas introdução de práticas sistêmicas na Fonoaudiologia, que segue alguns princípios que norteiam as Terapias Sistêmicas fenomenológicas, iniciadas pelo trabalho desbravador e profundo de Bert Hellinger, os quais também influenciaram a Pedagogia sistêmica. Na Pedagogia sistêmica destacam-se os trabalhos iniciais e essenciais de Marianne Franke-Gricksch1 e Angélica Olvera2 e no Brasil, os importantes trabalhos de Jean Lucy Toledo Vieira3 , Hellen Vieira da Fonseca4, 5 e Olinda Guedes6.

– Em uma família todos têm uma importância! Como assim? Isso mesmo, em uma família todos fazem parte, todos pertencem e todos têm uma importância! Sendo assim, todos merecem ser considerados e respeitados! Uma criança carrega em todas as suas células e em seu coração o papai, a mamãe e um pouquinho a mais que é só dela!

Podemos dizer que nossos pais são a nossa força e esta força vem de longe, por meio de um fio invisível que nos conecta4. Somos o que somos graças a tudo o que os nossos ancestrais viveram e passaram.

A família é o primeiro sistema social em que a criança está inserida e a aprendizagem também flui na relação com estes familiares e com a história ancestral da relação com os que vieram antes. O próximo contexto é a relação social que acontece e é ampliada quando a criança vai para a escola, ampliando também a sua cultura e suas vivências4.

E quando a criança vai à escola, ela vai sozinha? Quando uma criança vai à escola, ela não vai sozinha e não carrega somente a mochila com os materiais escolares. Ela carrega também a sua história, seus sonhos, seus medos, sua vontade de aprender, sua família. Estamos todos inter-relacionados. É importante educar no amor, com firmeza e ordem, para que o amor possa fluir. O amor dos pais que vai fluir nos filhos é a força da educação6.

– Em uma família cada um tem o seu lugar! Em uma família, os pais têm o lugar de pais e cada um dos filhos também têm um lugar. Os pais são grandes porque vieram antes para a vida e os filhos são pequenos porque vieram depois. Os pais dão a vida e os filhos recebem. Sendo assim, a força dos filhos é tomar a vida que vem dos pais5. Neste contexto são importantes o afeto, a educação com amorosidade e a educação com imposição de limites. Cuidado com a falta de limites! Isso pode demonstrar que esta ordem não está sendo respeitada! A amorosidade, o diálogo, o carinho e a utilização de práticas de comunicação não violenta podem contribuir em muito. Além disso, mamãe e papai! É sempre importante a procura de um grupo de apoio e também de profissionais especializados sempre que sentir necessidade! Um acompanhamento de uma equipe interprofissional composta por diferentes profissionais, fonoaudiólogos, psicológicos e outros profissionais pode fazer toda a diferença!

Deixamos aqui algumas sugestões de materiais muito interessantes sobre educação sistêmica em português para pais e professores:

  • Helen Vieira da Fonseca: As aventuras da professora Tina: Bonecos de Força. Percepções e práticas de educação sistêmica para educadores, psicopedagogos, terapeutas e pais. Editar: Editora e Artes, 2019.
  • Helen Vieira da Fonseca: As Aventuras da Professora Tina: O coração e o fio invisível. Editar: Editora e Artes, 2019.
  • Jean Lucy Toledo Vieira. Introdução à pedagogia sistêmica: uma nova postura para pais e educadores. Campo Grande: Life Editora, 2021.
  • Michele Cidreira Sallum e Nicole Xavier Sallum. Qual é o meu lugar? Brincadeiras que revelam a constelação familiar para as crianças. Gogo Editora.

Indicamos também os seguintes livros para crianças e pais:

  • Géssica Cristina Carvalho Corrêa. O meu lugar: constelação familiar para crianças. Curitiba: Máquina de Escrever, 2019.
  • Michele Cidreira Sallum e Nicole Xavier Sallum. Qual é o meu lugar? Brincadeiras que revelam a constelação familiar para as crianças. Gogo Editora.

REFERÊNCIAS

1 – Franke-Gricksch M. Você é um de nós: percepções e soluções sistêmicas para professores, pais e alunos. 4.ed. Junior DFO, Spelter TK, translator. Belo Horizonte: Altman; 2018.

2 – Olvera A. Pedagogia Hellinger.. Adena, C, translator. São Paulo: Terra Húmida; 2019.

3 – Vieira JLT. Introdução à Pedagogia Sistêmica: uma nova postura para pais e educadores. Campo Grande :Life; 2021.

4 – Fonseca HV. As aventuras da professora Tina: Bonecos de força. Percepções e pŕaticas de Educação sistêmica para educadores, psicopedagogos, terapeutas e pais. Brasília:Editora e Artes; 2019a.

5 – Fonseca HV. As Aventuras da Professora Tina: O coração e o fio invisível. Brasília:Editora e Artes ;2019b.

6 – Guedes O. Pedagogia sistêmica: O que traz quem levamos para a escola?. Curitiba: Appris; 2012.7 – Corrêa GCC. O meu lugar: constelação familiar para crianças. Curitiba: Máquina de Escrever; 2019.

7. Sallum MC, Sallum NX, Bicalho L. Qual é o meu lugar? Brincadeiras que revelam a constelação familiar para as crianças. Gogo; 2021.

Skip to content