Mitos e Verdades

1 - A comunicação da criança ocorre somente pela fala!

2 - A amamentação contribui de forma positiva para o desenvolvimento da linguagem.

3 - O hábito de chupar dedo e/ou chupeta não causa prejuízos para as criança.

4 - É preciso esperar até os 5 anos para levar a criança ao fonoaudiólogo.

5 - A Fonoaudiologia só cuida da fala e da linguagem das crianças.

6 - O uso de telas, como celulares smartphones, tablets e televisões não prejudica a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

7 - Até dois anos não é recomendado o uso de telas por crianças.

8 - Algumas crianças não falam ou demoram a ler por preguiça.

9 - A forma como adultos, mãe, pai ou cuidadores, falam com o bebê influência no desenvolvimento da linguagem.

10 - O afeto é fundamental para a aprendizagem.

11 - Devemos ser bem mais permissivos com a criança, visto as limitações que as crianças tiveram em momentos difíceis para ela, como a pandemia.

12 - Crianças que têm transtornos da comunicação como transtorno de linguagem e o Transtorno Fonológico são menos inteligentes quando comparadas a crianças com o desenvolvimento típico de linguagem.

REFERÊNCIAS

1 – Prates, LPCS; Martins, VO. Distúrbios da fala e da linguagem na infância. Revista Médica de Minas Gerais 2011; 21(4 Supl 1): S54-S60.Nobre JNP et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva 2021; 26(3):1127-36.

2 – Casagrande L et al. Aleitamento natural e artificial e odesenvolvimento do sistema estomatogmático. Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre, Porto Alegre 2008; 49(2):11-7.

3 – Medeiros AMC, Batista BG, Barreto IDC. Aleitamento materno e aspectos fonoaudiológicos: conhecimento e aceitação de mães de uma maternidade. Audiol Commun Res. 2015;20(3):183-90 183.

4 – Monguilhott LMT, Frazzon JS, Cherem VB. Hábitos De Sucção: Como e Quando Tratar Na Ótica Da Ortodontia X Fonoaudiologia. Rev. Dent. Press. Ortodon. Ortopedi Facia, Maringá 2003; 8(1): 95-104.

5 – Departamento Científico de Aleitamento Materno. Uso de chupeta em crianças amamentadas: prós e contras. Manual de Orientação – Sociedade Brasileira de Pediatria. Agosto de 2017.

6 – Crefono 2 Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo [homepage da internet]. Quais são as especialidades. 14 especialidades são reconhecidas hoje pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia [acesso em 22 nov 2021]. Disponível em: https://www.fonosp.org.br/fonoaudiologia.

7 – Nobre, JNP et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva [online] 2021; 26(3): 1127-36.8 – Beltrami MRF, Souza LAPR. O manhês e suas implicações para a constituição do sujeito na linguagem. Distúrb Comun, São Paulo, agosto, 2011 23(2): 143-152,9 – Dias HKRD. Afetividade Entre Professor – Aluno No Processo De Aprendizagem Na Educação Infantil, Goiás. Trabalho De Conclusão De Curso [Departamento De Pedagogia Da Universidade Estadual De Goiás UEG] Unidade Universitária De Jussara-GO; 2021.10 – AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM – 5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

1 - A comunicação da criança ocorre somente pela fala!

2 - A amamentação contribui de forma positiva para o desenvolvimento da linguagem.

3 - O hábito de chupar dedo e/ou chupeta não causa prejuízos para as criança.

4 - É preciso esperar até os 5 anos para levar a criança ao fonoaudiólogo.

5 - A Fonoaudiologia só cuida da fala e da linguagem das crianças.

6 - O uso de telas, como celulares smartphones, tablets e televisões não prejudica a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

7 - Até dois anos não é recomendado o uso de telas por crianças.

8 - Algumas crianças não falam ou demoram a ler por preguiça.

9 - A forma como adultos, mãe, pai ou cuidadores, falam com o bebê influência no desenvolvimento da linguagem.

10 - O afeto é fundamental para a aprendizagem.

11 - Devemos ser bem mais permissivos com a criança, visto as limitações que as crianças tiveram em momentos difíceis para ela, como a pandemia.

12 - Crianças que têm transtornos da comunicação como transtorno de linguagem e o Transtorno Fonológico são menos inteligentes quando comparadas a crianças com o desenvolvimento típico de linguagem.

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