0 a 2 anos

Brincando no espelho

Espelhos são ótimos instrumentos para brincar com os nossos pequenos (a partir de 3 a 4 meses)! Você pode brincar com seu bebê na frente deles, nomeando partes do corpo, cantando músicas.. enfim, usar e abusar da criatividade! Os bebês costumam ficar muito entretidos em atividades desse tipo, você pode usar objetos também para tornar a atividade mais divertida e até mesmo colocar imagens no espelho e aproveitar para desenvolver mais habilidades!Por exemplo, fixar no espelho imagens de expressões faciais de alegria, tristeza, raiva, e tentar imitá-las junto ao seu filho, ou estimular a cumprir ordens como dar tchau, mandar beijo e etc.Com essa brincadeira, você incentivará a criança a ter percepção do “eu” e do outro, além de poder estimular o conhecimento de partes do corpo e outras habilidades dependendo de como escolher brincar.

Chocalho divertido

O chocalho é um clássico da infância e pode ser realizado facilmente com utensílios que temos em casa! O importante é que seja um brinquedo bastante atrativo, por isso, abuse das cores e sons! Existem várias formas de confeccioná-los, sugerimos o uso de garrafas pet, no seu interior podemos usar miçangas, grãos como feijão, arroz e pipoca. Por ser um brinquedo indicado para bebês mais novos, cuidado com a decoração dele, peças pequenas, que podem se descolar facilmente ou se soltar não são indicadas.Esses são brinquedos divertidos, através deles podemos estimular habilidades de percepção auditiva e atenção sustentada e compartilhada. Além disso, o chocalho pode ser usado junto com uma música infantil. Cante, dance e faça muito barulho junto com seu pequeno!É importante lembrar que o brinquedo é apenas um instrumento. A brincadeira se torna de fato estimulante dependendo da interação entre o adulto e a criança. Por isso, explore o potencial da brincadeira, além de ser um momento divertido com seu filho é também um momento para desenvolver uma série de habilidades!

Contação de histórias

Às vezes pensamos que as histórias devem ser contadas apenas para crianças mais velhas, mas isso não é verdade! Contar histórias é importante para todas as idades, assim como para crianças mais novas. Livros infantis têm ótimos ensinamentos que são dados de forma leve e descontraída.Para crianças pequenas, conte histórias com frases curtas e simples, a forma que conta, os gestos e a entoação que usa faz toda diferença! Respeite a indicação dos livros infantis e priorize aqueles com mais apelo sensorial, isto é, cores vibrantes, altos contrastes, diferentes texturas e imagens apelativas, deixe que a criança manuseie o livro!

Combinando as formas

Essa é uma brincadeira super simples de ser feita! Precisaremos apenas de uma caixa de sapato e algumas figuras impressas através dessa brincadeira, podemos estimular noções espaciais, motricidade fina, vocabulário de cores e formas e coordenação visuo-motora (olho-mão).Para realizá-la precisaremos de uma caixa de sapatos. Desenhe formas simples como círculos, triângulos, quadrados, coração, estrela, losangos e retângulos em uma folha A4, recorte-as e cole-as na tampa da caixa. Depois prepare cartas, também em folha A4, com essas mesmas formas, você pode desenhá-las de tamanhos e cores diferentes das imagens que estão coladas na caixa de sapatos. Sugerimos que, se possível, essas cartas sejam coladas em papelão, para que fiquem mais fáceis de manipular. Na frente de cada imagem colada na tampa da caixa, deve ser feita uma abertura de forma que seja suficiente que a criança coloque a carta correspondente com a imagem colada.

Brincadeiras sensoriais

As brincadeiras sensoriais tem como objetivo fazer com que a criança explore diferentes texturas, o que é fundamental para o desenvolvimento psicomotor do bebê!Você pode fazê-las de diferentes formas, por exemplo, por tipos de grãos como pipoca, milho, arroz e feijão, em um recipiente e deixar que o bebê encoste os pés nesses grãos. Outra opção é a confecção de tapetes sensoriais. Na sua confecção, você pode abusar das texturas usando materiais que temos em casa mesmo, como algodão, macarrão, papel alumínio amassado, grãos de feijão. Neste caso, deve-se tomar muito cuidado para envolver adequadamente os materiais para não correr o risco da criança levar à boca.

Caça ao tesouro

Quase todo mundo já brincou de caça ao tesouro, recomendamos essa brincadeira para crianças com idade mais próxima aos dois anos. A brincadeira tradicional acontece por meio de pistas, que conduzem os jogadores ao tesouro. Porém, sugerimos que ela ocorra de outra forma com crianças pequenininhas.Combine com seu pequeno que você irá esconder um brinquedo na casa, você pode, se preferir, limitar a brincadeira em um cômodo, e dizer que escondeu o brinquedo na sala, por exemplo. A criança em seguida deverá procurar o objeto escondido, a brincadeira chega ao fim quando ela encontra seu brinquedo. Essa atividade pode ser repetida várias vezes!Que tal durante a realização dela você nomear onde a criança está procurando seu brinquedo?! Assim você estará ajudando o seu pequeno na compreensão de enunciados e a expandir seu vocabulário.

Cadê o brinquedo?

Essa é uma brincadeira muito simples, dentro de uma caixa, ou em cima da cama coloque uma série de objetos, podendo ser brinquedos ou artefatos da casa. Você deve falar com seu bebê “onde está o/a ….” e completar a frase com o nome de alguns dos objetos dispostos na frente da criança. Ela então, deve procurar esse objeto, dentre os vários outros que você selecionou e lhe entregar. Não deixe de fazer uma festa e comemorar bastante com seu pequeno quando ele achar o objeto correto!Todas as sugestões de brincadeiras além de serem pensadas e selecionadas com a preocupação no desenvolvimento da linguagem também podem reforçar e criar laços e vínculos afetivos cada vez mais profundos!

Quebra-cabeça

Existem vários tipos de quebra cabeça, desde os mais simples até aqueles com mais de 1000 peças. Para os nossos pequenos, são indicados os mais simples. A nossa sugestão é um quebra cabeça com 3 ou 4 peças grandes. Eles podem ser feitos com qualquer imagem, como com personagens dos desenhos preferidos dos seus pequenos e até mesmo fotos da família, basta imprimir a de sua preferência.Para que o quebra cabeça fique durinho, e assim mais fácil de ser usado, podemos usar papelão, por exemplo, da tampa de caixas de sapato. Cole a imagem que você selecionou na tampa da caixa de papelão e com uma régua divida a imagem em quatro partes iguais. Pronto, seu quebra cabeça está feito e pronto para estimular o raciocínio lógico e atenção do seu pequeno!

Mestre mandou

O mestre mandou! Também muito conhecida, a brincadeira consiste em seguir os comandos dados pelo chefe. Como a atividade é proposta para crianças ainda muito novinhas, os comandos têm que ser de acordo com aquilo que a criança já consegue realizar. Algumas sugestões de comando para essa brincadeira: “dá tchau”; ; “manda beijo”; “bata palmas”; “abraça a mamãe”.Você pode executar a ação junto ao dar o comando para a criança, por exemplo, logo após pedir para seu pequeno mandar beijo, mande um beijo, assim ela terá a possibilidade de imitar a sua ação e compreender melhor o comando dado. Frases simples como essa auxiliam a compreensão da criança e também aliado ao uso de gestos na expansão de seu vocabulário.

Caixa de correio

Que tal fazermos nosso próprio correio em casa? Essa atividade consiste em confeccionar cartinhas e pô-las dentro de uma caixa de sapatos. A caixa é o nosso correio. As cartas podem ser para a vovó, para o Papai Noel ou qualquer outra pessoa/personagem. Instigue seu pequeno a desenhar coisas que ele sente, ou o que quer falar com o remetente da carta.Os desenhos nessa idade ainda são “rabiscos”, mas isso não importa! Use tintas como guache e colas coloridas para aprimorar ainda mais as cartinhas. Uma outra ideia é que no correio tenha também cartas endereçadas para a criança, assim ela não vai apenas oferecer cartas mas também receber! É uma linda estratégia para trabalhar a afetividade e comunicação com os pequenos.

Skip to content