Sobre o brincar

Brincar é coisa muito séria! Por meio da brincadeira, a criança aprende a lidar com traumas, ansiedade, estresse, controlar seus impulsos, resolver conflitos, cumprir regras e administrar o tempo e a lidar com frustrações. Além disso, o brincar é de extrema importância para desenvolver competências como a criatividade, habilidades motoras, memória e a linguagem1-3. Seu filho, antes de entrar no mundo escolar precisa brincar, correr, pular, recortar, dançar e pintar. Pais engajados no processo da brincadeira possibilitam o desenvolvimento para criança, além de aumentar o contato e fortalecer o vínculo com seu filho4.

Sugerimos nesta sessão algumas brincadeiras para serem desenvolvidas de acordo com a idade do seu pequeno. São brincadeiras simples, de baixo (quando envolvem materiais que normalmente temos em casa) ou nenhum custo que podem ser muito divertidas e ricas para estimular o desenvolvimento do seu filho(a) e melhorar a relação entre vocês.

REFERÊNCIAS

1 – Brites L. Brincar é fundamental. Como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar na primeira infância. São Paulo: Editora Gente;2020. p. 72-81.

2 – Teixeira, CCS. A Importância da Brincadeira no Desenvolvimento Cognitivo Infantil. Id on Line Rev. Psic 2017; 10(33):94-102.

3 – Graber et al. Uma rápida revisão do impacto da quarentena e de ambientes restritos nas brincadeiras infantis e o papel da brincadeira na saúde das crianças. Child Care Health Dev 2021; 47(2): 143–53.

4 – Santos, IS et al. Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC. Brazilian Journal of Development 2021 jan; 7(1):p.4931-41.

Skip to content