Brincadeiras por idade
6 a 9 anos
Livro das emoções
Essa é uma brincadeira que pode ter resultados encantadores, por meio dessa brincadeira é possível trabalhar a percepção e comunicação de seus sentimentos! O adulto deverá escolher algumas palavras, sugere-se que sejam palavras que representem algum sentimento, como: amor, felicidade, tristeza, raiva, solidão e carinho. Por meio de colagens, desenhos, frases, trechos de música e o que mais a imaginação da criança mandar, ela irá expressar o que cada uma das palavras escolhidas significa para ela.Durante a execução da tarefa o adulto poderá mediar e auxiliar na execução fazendo perguntas do tipo “o que é amor pra você?”, “quando falamos amor em quem você pensa?”, “o que te deixa triste?”, “me conta algo que aconteceu que te deixa feliz”. O ideal é que cada folha seja separada para uma palavra. O objetivo é criar um livro, portanto, as folhas devem ser grampeadas ao final. Não se esqueça de decorar junto com a criança uma capa bem bonita para o livro das emoções! Use e abuse de revistas e jornais para colagem, giz de cera, lápis de cor, hidrocores, tintas e colas.
Boliche de sílabas
Já sugerimos a brincadeira de boliche para as crianças mais novas. Boliche é sempre divertido, não é mesmo? A nossa sugestão para essa faixa etária é um pouco diferente…As garrafas pets são os pinos do boliche, e elas deverão ser dispostas de forma triangular no qual ficam três garrafas atrás, duas no meio e uma posicionada na frente. Em cada garrafa deverá ter um desenho/imagem. Exemplo de imagens: casa, mapa, carro, vaso, chama, fogo. cama, lona, bolo, bola, lobo, folha, gato, chave.Ao jogar a bola nas garrafas numa distância de um metro, a palavra que estiver colada na garrafa que foi derrubada terá que ter suas sílabas invertidas pela criança, por exemplo, se a palavra for “boca” a criança deverá dizer “cabo”, as palavras utilizadas na brincadeira deverão ser dissílabas (ter apenas duas sílabas).Por meio dessa brincadeira, estimulamos a tarefa de transposição silábica de consciência fonológica, habilidade, que permite refletir sobre a estrutura da língua, e que é muito importante para a aquisição da leitura e escrita.As garrafas poderão ser embaralhadas conforme o decorrer do jogo para que todas palavras sejam usadas e poderá ser trocado os papéis das garrafas para que novas palavras sejam incluídas.
Origami Come-come
Habilidades trabalhadas: tarefas de consciência fonológica: síntese, segmentação, identificação, produção, exclusão e transposição.Materiais: folha de papel e canetinha.Você conhece o origami “come come”? É muito fácil de fazer e também muito divertido de brincar. O vídeo do canal Mundo de Kaboo acima explica como executar a dobradura. No vídeo, é dada uma sugestão bem legal de como transformá-lo num jogo.Outra sugestão de jogo com o origami é que ao invés de colocarmos cores, dividirmos os espaços relacionados a cada número com perguntas. Assim, quando a criança escolher um número, no seu interior haverá uma pergunta.As perguntas foram pensadas a partir de habilidades metalinguísticas, isto é, de reflexão da própria língua que são fundamentais para a aquisição da leitura e escrita. As perguntas sugeridas são:
- Se tirar a primeira sílaba de “mofada” qual palavra é formada?
- Qual palavra começa com o som igual ao de “caneta”?
- Quais dessas palavras rimam: casa, abajur e brasa?
- Diga quatro palavras que comece com a sílaba “vá”
- Diga três palavras que rime com “calor”
- As sílabas ca-der-no formam juntas qual palavra?
- Qual palavra é formada de seu inverter as sílabas de “bolo”
- Separe as sílabas de “escola”
A partir desse origami podem ser criados uma série de jogos!
Brincando com balões
Para realizar essa brincadeira precisamos de balões de festa. As bolas deverão ser enchidas e coladas com fita adesiva na parede ou no chão. A criança deverá escolher uma bola para estourar com um palito de dente. Dentro de cada balão terá um papel com uma atividade, quando a bola for esgotada a atividade deverá ser realizada.Essa é uma forma divertida de estimular que a criança adquira habilidades metalinguísticas que são importantes para a alfabetização. Sugere-se as seguintes atividades:
- Cantar uma música com a palavra “amor”;
- Falar todo o alfabeto em ordem correta;
- Dizer três palavras que rimem com “sorte”;
- Diga o trava língua: A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha;
- Memorize a sequência numérica 48974 e diga ela sem o apoio do papel;
- Divide palavra “televisão” em sílabas;
- Diga seis palavras que comecem com o som de “m”;
- Carrapato rima com quais palavras: sandália, abajur, sapato, lago e campeonato;
- Guar- da – na – po. Essas sílabas formam que palavra?
Dado da improvisação
Essa brincadeira consiste em um desafio de improvisação. Para que ela seja realizada é preciso que seja usado o molde disponibilizado abaixo. A brincadeira estimula as habilidades de interação social a partir do lançamento dos dados.No primeiro dado, você vai desenhar ou colar imagens de de contextos sociais (padaria, aniversário, shopping, escola, consultório médico e loja). No segundo, você deve escrever uma letra que representa um som.Essa brincadeira deve ocorrer em duplas ou em grupo, as crianças deverão encenar como se estivessem em uma conversa no ambiente sorteado pelo primeiro dado, a partir de então elas deverão interagir entre si, porém, cada frase deverá ser iniciada com o som resultado do lançamento do segundo dado.
Telefone sem fio
Essa é uma versão da brincadeira tradicional do telefone sem fio, ideal para ser realizada com grupos de crianças. Nesta brincadeira elas deverão estar posicionadas uma do lado da outra. A criança da ponta de fila deverá falar uma palavra de sua escolha no ouvido do colega ao seu lado de modo que só ele escute, dessa forma, o colega deverá dizer no ouvido do outro amigo ao seu lado uma palavra que rime com a que foi dita anteriormente para ele.Ao acabar a brincadeira pode ser reiniciada, porém, dessa vez, ao invés de rima, as crianças deverão dizer palavras que comecem com o mesmo som da última palavra dita, por exemplo, se foi dito “vaso” no seu ouvido, você poderá dizer “visão”, “vagalume”, “veículo” ou “vulcão” no ouvido do seu amigo.Essa brincadeira estimula a habilidade de aliteração, e assim como as outras habilidades metalinguísticas ajudam no processo de alfabetização.
Descobrindo as sílabas
Essa brincadeira é muito simples e criativa! Para fazê-la basta um recipiente com água e papel toalha. Divida o papel em faixas e dobre-o ao meio. Escreva em uma metade dobrada com canetinhas algumas sílabas, por exemplo: “CA”; “SO”; “RA”; “TA”. O legal é que a atividade seja realizada com várias sílabas.Disponha os papéis dobrados de forma que a criança não consiga ler a sílaba no seu interior. Em uma travessa com água pela metade,peça para que ela bote o papel no recipiente. Assim que o papel entrar em contato com a água, a sílaba escrita ficará à mostra.A brincadeira consiste em desafiar a criança a falar o máximo de palavras que conseguir com a sílaba que será revelada, trabalhando, dessa forma, a manipulação de sílabas, o que é uma habilidade importante para o sucesso no processo de alfabetização.
Mudando a história
Que tal mudar uma história que você já conhece? Isso mesmo, essa é uma forma de estimular a narrativa e a criatividade dos seus pequenos. Essa brincadeira funciona da seguinte forma: a partir do lançamento de um dado (disponível para download) a criança deverá mudar elementos da história.Em cada face do dado, você deverá escrever: personagem principal, cenário, início, meio, fim e tempo (passado, futuro e presente). Assim, a partir da escolha de uma história de sua preferência, e do sorteio da face do dado a criança poderá brincar e ser desafiada a reinventar uma história.
Dica!
Por fim, separamos para vocês uma dica incrível de material pensando no processo de alfabetização que ocorre justamente nessa idade. O “Conte com a fono! Histórias e atividades para crianças em fase de alfabetização” é um guia informativo disponível gratuitamente com o objetivo de estimular habilidades importantes para o desenvolvimento da linguagem escrita. Baixe a versão em e-book acessando o link a seguir: